A repatriação de capital – também chamada de repatriação de recursos e de repatriação de patrimônio – é uma estratégia para trazer de volta ao Brasil um dinheiro depositado no exterior e que não foi declarado. Geralmente, a repatriação de capital envolve um patrimônio obtido de maneira ilícita.
Porém, atualmente, existem caminhos legais para que os recursos sejam internalizados sem que seu proprietário sofra sanções penais. Em 2016, o governo federal sancionou uma lei para impulsionar a repatriação de capital. Desde então, quem tem recursos não declarados superiores a 10 mil dólares pode realizar o ajuste fiscal e trazer o dinheiro para o Brasil.
Qual a vantagem da repatriação de capital?
A repatriação de capital, portanto, é uma oportunidade concedida pelo governo para que os brasileiros que possuem grandes somas de dinheiro possam declará-los e, assim, passem a ser donos dos recursos legalmente.
Não é incomum que alguém possua um patrimônio no exterior totalmente parado, que não pode ser aproveitado para nada. A Fradema Consultores Tributários consegue assessorar quem tem esse problema a fazer a repatriação de capital com a menor perda possível em impostos.