Saiba mais.
Como o nome sugere, o eSocial simplificado é uma versão mais moderna e otimizada do eSocial existente, para que as empresas possam enviar informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma “simples”, funcional e igualmente segura. Suas principais características são as seguintes:
- não solicitação de dados já conhecidos ou fornecidos;
- desburocratização e substituição de obrigações acessórias;
- modernização e simplificação do sistema;
- integridade da informação fornecida;
- respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais.
No caso específico do MEI, foi desenvolvido para auxiliar no fornecimento de informações semelhantes ao Módulo Empregadores Domésticos do eSocial.
Dessa forma, realiza cálculos automáticos e integra os eventos com a folha (férias, afastamentos, desligamentos, etc.), além de facilitar o gerenciamento da folha de pagamento, a admissão do empregado e a geração da guia de recolhimento.
O eSocial disponibiliza para o MEI um módulo especial simplificado, que além de gerar e enviar os arquivos também permite o gerenciamento de empregados e realiza os cálculos de verbas e de descontos, bem como efetua a geração de recibos de pagamento e de guias de recolhimento.
Para acessar o módulo simplificado clique aqui informe seu CPF/CNPJ, código de acesso e senha ou utilize o login do Gov.br.
É importante ressaltar que o MEI, na qualidade de declarante, só deve informar no eSocial os dados referentes aos segurados que lhe prestam serviço.
Fonte: Jornal Contábil