fbpx

IPCA inicia 2023 em alta com pressão de alimentos e combustíveis

Posted by Admin Fradema
Compartilhe

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal indicador de inflação no Brasil. Quando ele começa o ano em alta, significa que os preços de bens e serviços estão subindo, o que pode afetar o poder de compra da população.

A pressão de preços em alimentos e combustíveis é uma das principais razões para a alta do IPCA. Aumentos nos preços de itens essenciais, como alimentos e energia, têm um impacto significativo no orçamento das famílias e podem levar a uma perda de poder de compra. É importante que os consumidores estejam atentos às suas finanças e busquem maneiras de gerenciar seu orçamento para minimizar o impacto da inflação no bolso.

Em janeiro, o IPCA subiu 0,53%, desacelerando depois de ter avançado 0,62% em dezembro, mostraram os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Isso levou o índice a acumular em 12 meses até janeiro alta de 5,77%.

A meta para a inflação este ano é de 3,25%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA. As expectativas de analistas em pesquisa da Reuters eram de alta de 0,57% no mês e de 5,80% no acumulado em 12 meses.

 

Fonte: Uol economia

 

 

 

 

Deixe um comentário