BC pode reduzir taxas de juros hoje após um ano com a Selic em 13,75%.
O ciclo da Selic a 13,75% chega ao fim neste início de agosto. Agora, é importante compreender o impacto disso nos investimentos de renda fixa.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realizará uma reunião nesta quarta-feira, dia 2, para deliberar sobre a taxa básica de juros, a qual permanece em 13,75% ao ano desde agosto de 2022. No mercado, existe um consenso de que a Selic deverá sofrer sua primeira redução em três anos, desde agosto de 2020. Entretanto, os analistas têm opiniões divergentes quanto ao tamanho desse corte, com expectativas divididas entre 0,25 e 0,50 ponto percentual.
Os economistas de grandes bancos e corretoras acreditam que o Banco Central adotará uma postura de um novo ciclo, com um corte moderado de 25 pontos-base (bps), o que levaria a Selic para 13,50%. Entretanto, gestores e operadores do mercado já têm se posicionado a favor de uma redução mais agressiva de 0,50 ponto percentual (p.p.), estabelecendo a Selic em 13,25%, conforme indicado pela curva futura de juros.
Fonte: Uol economia