Imposto de Renda 2023: Receita Federal inicia o processo de consulta ao lote remanescente de restituições referente ao mês de novembro.
Na última quinta-feira (23), a Receita Federal liberou as consultas ao lote remanescente de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Cerca de R$ 762,9 milhões serão distribuídos entre 358.737 contribuintes no dia 30 de novembro.
Os valores serão transferidos para a conta bancária indicada pelo declarante na sua declaração de Imposto de Renda, seja de maneira convencional ou por meio da chave PIX. É importante ressaltar que a conta deve estar registrada no nome do declarante, com algumas exceções permitidas para casos de falecimento, menoridade, incapacidade ou saída permanente do país.
Caso o contribuinte não resgate o valor em um ano, precisará pedir o crédito pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Nesse caso, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionar a aba “Meu Imposto de Renda”. Depois, clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.
A convite da TV Rio Sul, o nosso presidente Francisco Arrighi falou um pouco mais sobre o tema. Você pode conferir o vídeo logo abaixo.
Fonte: TV Rio sul