Empresas em situação de crise econômica e financeira com muitas dívidas podem solicitar o plano de recuperação judicial que oferece à empresas meios de se recuperarem em um futuro próximo. O documento elaborado por uma equipe de especialistas vai traçar todas as medidas que serão adotadas pela empresa devedora visando a recuperação da mesma.
Para a preparação do plano de recuperação judicial, é necessário fazer uma análise muito precisa da situação financeira da empresa devedora, encontrando todas as dificuldades existentes. Com base no que foi apurado, começa então a construção de uma solução para o pagamento das dívidas, trabalhando também com as possibilidades de remissão e/ou a dilação dos valores devidos. O trabalho é feito com base em leis nacionais e, em alguns casos, é possível fazer negociações extrajudiciais, o que é muito vantajoso para o empresário que busca reerguer sua empresa.
O plano de recuperação judicial mostrará quais serão as medidas a serem tomadas para superar a dificuldade financeira e econômica que ela está enfrentando. Assim, o devedor terá em mãos um documento com sua real situação financeira para poder apresentar ao seus credores, que irão analisar a situação e então aprovar ou novas condutas de cobrança e negociação.