Copom realiza quarta reunião do ano avaliando fim de altas da Selic.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa hoje a quarta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Amanhã, dia 15, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.
As instituições financeiras avaliam que o Copom deverá encerrar o ciclo de aumento de juros, apesar das pressões atuais sobre a inflação. Segundo pesquisa com analistas de mercado, a Selic deverá passar de 12,75% para 13,25% ao ano, com alta de 0,5 ponto percentual. Os analistas de mercado avaliam que a taxa permaneça nesse nível até o fim do ano.
Os membros do Copom tinham sinalizado que pretendiam concluir o ciclo de alta da Selic porque as elevações dos últimos meses ainda estão sendo sentidas pelo mercado. Entretanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia passou a impactar a inflação brasileira, por meio do aumento dos combustíveis, de fertilizantes e de outras mercadorias importadas. Além do mais, a economia norte-americana vem sofrendo uma instabilidade, ela está sofrendo a maior inflação nos últimos 40 anos, e isso têm aumentado a cotação do dólar em todo o planeta.
O mercado financeiro sentiu o impacto da economia externa. A última edição do boletim Focus elevou a previsão de inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 8.89% para 9% em 2022
Fonte: Agência Brasil