Certificado Digital para Empresas – Agilidade e Segurança
O certificado digital para empresas é uma tecnologia que simplifica a operação empresarial, proporcionando maior eficiência e proteção nas atividades diárias. Este artigo irá explorar o conceito, funcionamento e a importância da certificação digital para as empresas.
Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório. O seu uso garante a veracidade da identidade durante qualquer troca de informações online, sendo viável para substituir meios tradicionais burocráticos de realizar transações.
O certificado digital serve para assinar documentos digitalmente e ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet. Além disso, na maioria das aplicações do Governo Federal é obrigatório utilizar o certificado digital para realizar transações como, por exemplo, para emissão de notas fiscais ou para geração do GRF (Guia de Recolhimento do FGTS) dos funcionários da empresa.
Os principais modelos de certificado digital são:
• e-CPF (CPF digital): é um certificado digital destinado à pessoa física que possibilita assinar ou autenticar e-mails, além de emitir documentos na receita federal eletronicamente.
• e-CNPJ: este modelo de certificado digital é exclusivo para pessoa jurídica. Com esse documento, o representante legal da empresa pode solicitar serviços e assinar de forma digital em nome da empresa.
• Tipo A (Certificado Digital A1, A3 e A4): os certificados digitais deste grupo são utilizados para autenticar assinaturas, atestando a identidade do assinante. Mas eles variam entre si no que tange à sua validade, local de armazenamento e preparo.
• Tipo S: são aqueles que visam resguardar transações, por meio de criptografia de dados, que confere acesso apenas a certificados autorizados. Portanto, ele é ideal para a realização de transações sigilosas.
• Tipo T: este certificado digital serve para marcar data e hora de emissão de documento digital. Dessa forma, evita-se fraudes, porque é possível identificar adulteração de dados no documento.
Funcionamento do Certificado Digital
Em termos simples, o sistema do certificado digital utiliza um par de chaves criptográficas únicas:
- A chave privada, conhecida apenas pelo detentor autorizado do certificado, é usada para criptografar dados que comprovam a identidade da empresa.
- A chave pública é compartilhada com terceiros para decodificar a criptografia dos dados que confirmam a identidade da empresa, sendo utilizada apenas para esse propósito.
Quando alguém valida uma assinatura digital gerada por um certificado digital, o processo envolve a pessoa que assina utilizando a chave privada para criptografar um arquivo eletrônico contendo informações sobre a empresa. Terceiros podem verificar sua autenticidade ao acessar o arquivo com a chave pública.
O certificado digital para empresas traz vários benefícios, incluindo:
1. Agilidade e segurança: Facilita a rotina empresarial, seja para emitir notas fiscais ou cumprir outras obrigações acessórias com o Fisco.
2. Identidade digital: Permite a realização de transações online com segurança e validade jurídica.
3. Assinatura de documentos: Com essa tecnologia, o empresário pode assinar documentos digitalmente.
4. Relações online: É possível se identificar em ambientes online nas relações com outras empresas, órgãos públicos e fiscalizadores.
5. Transações bancárias online: Realização de transações bancárias online com segurança.
6. Participação em leilões eletrônicos: Permite a participação de leilões eletrônicos e criar procurações eletrônicas.
7. Assinatura de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Permite a assinatura de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), escriturações contábeis e fiscais.
8. Envio de informações para o eSocial: Permite o envio de informações para o eSocial.
9. Aluguel de imóveis, compra, venda ou transferência de carro: Em todas essas transações, o uso do documento confere autenticidade às partes e também possibilita assinar contratos eletronicamente, agilizando e simplificando o procedimento.
10. Participação em leilões da Polícia e Receita Federal: em se tratando de leilões da Polícia e Receita Federal, é necessário comprovar a autenticidade do licitante. E é justamente isso que o certificado digital faz: evita fraudes, assegurando a identidade do licitante, seja ele pessoa física ou jurídica.
11. Acessar o e-CNH: Com o recurso, você tem a possibilidade de acessar o e-CNH, o documento digital oficial do Detran para os habilitados. Isso porque o certificado digital permite validar as informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter acesso às suas principais funcionalidades.
12. Economia: Extingue a necessidade de gastar com reconhecimento de firma e com a impressão de documentos.
Esses benefícios proporcionam mais flexibilidade e liberdade ao usuário
Se quiser saber mais sobre certificado Digital, clique no link: https://www.fradema.com.br/certificado-digital-para-empresas-vantagens-do-certificado-digital-para-empresas/