Confira as mudanças mais importantes para o MEI.
Para quem é MEI, estar sempre atento as mudanças que envolve esse segmento é de extrema importância.
O ano de 2023 começou com muitas mudanças importantes para os MEIs, por isso você deve estar atento para não perder nenhuma novidade e assim não se prejudicar. Veja as principais mudanças.
Aumento do faturamento
O aumento do faturamento anual foi a mais esperada. Ele já foi aprovado pelo senado e agora está aguarda a votação pela câmara dos deputados. Se a proposta for aprovada , o faturamento do MEI vai passar de 81 mil para 144 mil. A proposta também visa um aumento de um para dois funcionários que o MEI.
DAS
A mudança é relacionada ao DAS, o documento de arrecadação do MEI, documento que é diretamente ligado ao valor do salário mínimo. Assim como todo o ano o salário mínimo é reajustado o documento também tem um reajuste.
Nota fiscal eletrônica para MEIs
Com o aplicativo para nota fiscal eletrônica, os MEIs prestadores de serviço terão uma padronização da emissão de nota fiscal. O governo federal criou um aplicativo da NFSe para padronizar essa emissão e simplificar também a vida dos empresários.
Parcelamento do MEI
Antes o MEI só podia ter um parcelamento durante um ano, com a aprovação, agora o MEI pode ter mais de um parcelamento. Com essa mudança ele pode fazer quantos parcelamentos quiser, essa opção pode ser feita via e CAC ou também pelo portal do Simples Nacional.
Fonte: Jornal Contábil