Entrevista Dr. Francisco Arrighi – Dicas de como se organizar no começo do ano.
Confiram a entrevista com o consultor tributário Francisco Arrighi, da Fradema Consultores Tributários, e saibam mais!
Os impostos IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana) são tributos cobrados pelo Estado e pelo município, respectivamente.
O IPVA é cobrado anualmente e tem como base o valor venal do veículo, ou seja, o valor de mercado do automóvel. Esse valor é estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do Estado. O pagamento do IPVA é necessário para que o veículo possa ser licenciado e circular.
Já o IPTU é cobrado anualmente e tem como base o valor do imóvel. Esse valor é estabelecido pelo município e pode ser consultado na Prefeitura. O pagamento do IPTU é necessário para que o imóvel possa ser regularizado e para que o proprietário possa usufruir de serviços públicos.
Em resumo, o IPVA é um imposto cobrado sobre a propriedade de veículos automotores e o IPTU é cobrado sobre a propriedade territorial urbana. Ambos são importantes para o funcionamento dos serviços públicos e para a regularização de bens
Toda virada de ano, o IPVA e o IPTU acabam pesando no orçamento do brasileiro. Em entrevista para a Band do Rio Grande do norte, nosso presidente Francisco Arrighi deu dicas de como você pode se organizar com esses gastos extras.
Você pode conferir a entrevista clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=gQ4GibGIw_4