IRPF 2023 – Pesquisa revela que quase metade dos contribuintes não sabem o que deve ser declarado
Essa é uma informação preocupante, uma vez que a declaração de imposto de renda é uma obrigação anual para muitos contribuintes. Se quase metade dos contribuintes não sabe o que deve ser declarado, pode haver uma alta probabilidade de erros ou omissões na declaração, o que pode levar a multas e outras consequências negativas.
Para evitar isso, é importante que os contribuintes tenham acesso a informações claras e precisas sobre o que deve ser declarado na sua situação específica. Os órgãos responsáveis pela arrecadação de impostos devem fornecer orientações claras e acessíveis, além de disponibilizar canais de comunicação para esclarecer as dúvidas dos contribuintes.
Além disso, os contribuintes também podem buscar informações em fontes confiáveis, como sites governamentais e contadores qualificados, para garantir que estejam declarando corretamente todas as informações necessárias.
A pesquisa revelou que quanto maior a idade, maior é o conhecimento sobre a contribuição.
“Muitos brasileiros deixam de declarar o IR por falta de conhecimento ou por acharem que não há grandes problemas em deixar a declaração de lado. Entretanto, não declarar o IR pode trazer algumas dores de cabeça para o seu CPF, como o bloqueio da conta bancária do trabalhador ou fazer com que ele não consiga abrir novas contas em bancos, financiar imóveis e até mesmo carros”, explica a economista e educadora financeira da Acordo Certo, Bruna Allemann.