Saiba mais.
O INSS não vai cortar nenhum benefício simplesmente porque acha que você não deveria mais receber pensões. Os cortes ocorrem devido a problemas específicos.
Dentre essas questões específicas, os benefícios muitas vezes são retirados quando o INSS constata infrações injustificadas ou práticas fraudulentas, ou quando o segurado se recupera de uma invalidez em caso de aposentadoria por invalidez.
Em caso de infração ou fraude, o INSS realiza anualmente uma operação denominada pente-fino, na qual o instituto identifica possíveis inconsistências nos dados e intima o segurado a comprovar que não houve infração.
As situações mais comuns que podem levar ao cancelamento de benefícios nos pentes-finos do INSS em caso de descumprimento e fraude são:
- Identificação de que documentos apresentados são falsos, ou que existe uma inconsistência que coloca sua veracidade em dúvida.
- Ausência de comprovação dos requisitos para a concessão do benefício;
- Erro no cálculo do benefício.
Se você teve o seu benefício cancelado, fique calmo. Casos onde a aposentadoria foi suspensa ou cancelada são passíveis de reversão. A reativação do benefício pode ocorrer também administrativamente, ou seja, direto com pedido ao INSS, ou por ação judicial.
Fonte: Jornal Contábil