fbpx
Compartilhe

Entenda alguns motivos que elevaram a inflação.

Foi o maior aumento mensal do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em 28 anos, a última vez que um aumento semelhante ocorreu foi em 1994, antes do real ser usado como moeda do Brasil. Segundo dados divulgados pelo IBGE, em março, o principal impacto veio de transportes (3,02%) e alimentos e bebidas (2,42%). Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 72% do índice do mês.

Nos transportes, o aumento deveu-se principalmente ao aumento dos preços dos combustíveis (6,70%), com destaque para a gasolina (6,95%).

Algumas lavouras, plantações de produtos vitais para a exportação e consumo interno do Brasil, foram perdidas devido à seca prolongada e chuvas excessivas em outros lugares. A guerra também afetou as questões alimentares, já que a Rússia e a Ucrânia eram importantes produtores e exportadores de trigo.

Outro fator é o aumento dos preços dos combustíveis, fazendo com que a logística de transporte também contribua para o aumento dos preços dos alimentos. Os alimentos com preços em alta são: tomate, com alta de 27,22% em março, cenoura com alta de 31,47%, e com alta de 166,17% em 12 meses, leite com prazo de validade (9,34%), óleo de soja (8,99%), frutas ( 6,39%) e pão francês (2,97%).

Fonte: BBC News Brasil

Conheça nossos serviços

Nosso consultores estão aguardando seu contato.