Compartilhe

Recuperação de dívidas – Efeito Covid-19

 O mundo ficou atônito ao se deparar com a pandemia de COVID-19. No Brasil a situação não foi diferente, em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo para a SARS-CoV-2, causador da COVID-19, o País começou a enfrentar a Pandemia.  

A pandemia afetou a economia do país, que vinha dando sinais de solidez e recuperação e em 30 de março de 2020, pela primeira vez, foi detectada uma retração no Produto Interno Bruto (PIB) para o ano, atrasando mais ainda o fim da crise e a retomada do crescimento. Como conseqüência a crise econômica gerada atingiu setores diversos, que inclui os de serviços essenciais. 

Diante disso, em 18 de março de 2020 a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou a Portaria PGFN nº 7.821/2020, que estabeleceu medidas extraordinárias decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus no Âmbito da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A norma previa suspensão dos atos de cobrança pelos próximos 90 dias.

fradema_blog_linkedin__Recuperação_de_Dividas

O que fazer com as contas que não param de chegar ?

Não deixe para amanhã as contas que devem ser pagas hoje.

Mesmo diante do ocorrido que mudastes a vida de todos, é importante lembrar que se devem na medida do possível manter os pagamentos dos serviços essenciais em dia. E para ajudar neste momento tão difícil, é bom ficar de olho em algumas dicas sobre o que pagar primeiro, quais contas tiveram prazos estendidos e quais se pode renegociar.

Dicas de como se reorganizar evitando dívidas futuras

Os serviços básicos tais como água / luz / gás / supermercado / aluguel de imóveis precisam estar no topo de sua lista de prioridades, Na sequência vem os gastos com internet, cartão de crédito, telefone, cheque especial, empréstimos e financiamentos.

E, depois aquelas cobranças que podem ser pagas com algum certo atraso, e que não terão juros muito altos, como o IPTU e o IPVA.

Lembrando que não é para deixar de pagar, e sim, na medida da prudência adiar caso seja necessário.

As contas que puderem ser renegociadas, deve ser observada as condições que os credores oferecem. Às vezes trocar de dívida pode não ser tão vantajoso para o consumidor.

Neste momento devem-se ser analisadas todas as despesas, fazer cortes de gastos e tentar projetar como se manter equilibrado.

Se for adiar um pagamento, saiba primeiro quais serão os efeitos deste procedimento e desta decisão. Verifique quais são as taxas de juros que podem ser cobradas e se a melhor saída não seria renegociar a dívida.

É importante atentar ao equilíbrio financeiro, pois também não adianta renegociar as dívidas e não ter o controle no devido comprometimento destes pagamentos.

Portanto, é preciso saber quais são as atuais condições. Não adianta postergar o prazo para pagamento se mais adiante não terás como liquidar. Realizado este planejamento entre em contato com o banco ou profissional especializado e explique sua situação.

Procedimentos adotados

Caso tenha dificuldade de resolver os conflitos de sua dívida ou acredita que possa ter dívidas futuras, e tem a intenção de fazer um planejamento financeiro de suas contas devido às regras adotadas pelo país como se encontra atualmente, mas não sabe como proceder, saiba que com um profissional especializado é possível verificar quais as dificuldades apresentadas, e a melhor solução para cada situação particular. 

Procedimentos adotados

Deste modo, diante da enorme complexidade que cerca a declaração de Imposto de Renda, ter uma assessoria especializada com longa experiência na apresentação de declaração de Imposto de Renda, como a Fradema, se mostra absolutamente necessário, bem como evita dores de cabeça no futuro, além é claro e evitar prejuízos com multas ea abertura de procedimentos administrativos e judiciais. 

A Fradema oferece assessoria especializada na declaração de Imposto de Renda. A empresa conta com profissionais experientes e competentes, que vão não apenas promover a assessoria com a confecção da sua declaração de Imposto de Renda, como promover um atendimento individualizado e específico, procurando sempre a melhor solução para o seu caso.

Tenha um Planejamento Tributário eficiente e qualificado!

Nosso consultores estão aguardando seu contato.