Saiba mais.
A Consultoria Tributária aos olhos de quem não entende, parece ser algo muito complicado, rígido e deveras complexo. Atrelada diretamente ao cenário político brasileiro e suas constantes mudanças, a consultoria tributária está emaranhada num multiverso de especialidades jurídicas e obrigações administrativa-fiscais, que conta com mecanismos que permitem as empresas uma antecipação preventiva e de remediação, através de um cuidadoso planejamento analítico.
À medida que se convive com os termos mais diferentes possíveis como Passivo Fiscal, Simples Nacional, Lucro Presumido, Autuações Fiscais, Lucro Real, Débitos Fiscais, entre outros, a percepção sobre a área fica mais acentuada e dá o tom de importância. A complexidade da consultoria tributária tem sua raiz diretamente ligada ao extenso e confuso sistema tributário do nosso país, que está em constante alteração. Cada localidade lida diretamente com diretrizes especificas e independentes, que necessitam de certo domínio, o que pode atormentar a vida dos atarefados profissionais.
Assim, observando mais de perto o escopo da consultoria dentro da Fradema, percebemos que é a porta de entrada – o coração da empresa.
No primeiro contato, a necessidade, a expectativa e a confiança do cliente são recebidas pelo consultor, que compreende e esmiuça toda sua demanda, através do levantamento da vida fiscal – administrativo e contábil, e depois direciona corretamente o tratamento para o setor competente – exemplo: Contabilidade.
Ademais, o consultor administra essa coleta de informações, analisando e compartimentado e posteriormente discutindo com o cliente dispositivos legais que viabilizam as tomadas de decisões, sobre o objeto a ser trabalhado, por exemplo: o planejamento tributário, gestão tributária estratégica, pagamento e revisão e enquadramento de tributos e regime tributário correto, cálculos sobre os impostos devidos e indevidos, arejando a situação como um todo.
Com o primeiro objetivo concluído, o vínculo pré-estabelecido entre Fradema-Cliente – no papel do consultor, torna o elo mais forte – não somente pela regularização de pendências propriamente dita, mais pela garantia de maior segurança e transparência.
Desse modo, o trabalho do consultor não termina aí, ele continua a atuar em várias frentes, desempenhando ativamente amparo, encontrando uma rotina específica e eficiente e acompanhando de perto todos os detalhes possíveis, que influenciam direta ou indiretamente a performance do seu cliente.
Observando todo esse panorama é fácil perceber que uma consultoria tributária séria e competente é desafiadora e ao mesmo tempo interessante. Por meio dessa interlocução cliente – empresa e o Poder Público – Estadual, Municipal e Federal e o ininterrupto foco, os negócios daquela empresa ou daquele cliente, se tornam uma alternativa sensata, evitando assim quaisquer chances de problemas fiscais, incidentes financeiros e decisões amadoras, que possam dar muita dor de cabeça.
Portanto, a consultoria tributária é uma peça fundamental para garantir a defesa, a ordem e a eficiência não somente para as empresas que já atuam no mercado, mais principalmente para as que estão começando e querem entender quais são as melhores alternativas para iniciar seus negócios, aumentando a rentabilidade e diminuindo os impactos do caos tributário.
A Fradema é uma das maiores e mais tradicionais empresas de consultoria tributária do Brasil. Com sedes em quase todo o território nacional e atuando desde 1988, a Fradema deve seu crescimento na área tributária pela visão intelectual do seu mentor e presidente Franscisco Arrighi. O lema da empresa é ter como prioridade absoluta a apresentação de soluções que mantenham a saúde financeira de seus clientes, para que eles continuem mantendo seu progresso.